segunda-feira, 25 de outubro de 2010

São Paulo se prepara para seu melhor momento turístico no ano

Eventos ligados ao automobilismo, como F1 e Salão do Automóvel devem mobilizar, juntos, cerca de R$ 385 milhões em gastos de turistas na capital paulista;


Agenda de grandes eventos faz de outubro e novembro os meses mais importantes para o segmento turístico na cidade.
Este ano tem sido muito bom para atividade turística em São Paulo e promete fechar, mais uma vez, com índices inéditos. Depois de um primeiro semestre com recorde em arrecadação de ISS e altas taxas de ocupação dos hotéis, agora a cidade se prepara para seu melhor momento.

“Outubro e novembro são os meses dos sonhos para o segmento do turismo paulistano”, comemora o diretor de Turismo e Entretenimento da São Paulo Turismo (SPTuris), Luiz Sales. Após receber o Salão da Motocicleta no início deste mês, dois grandes eventos ligados à velocidade e à indústria automobilística prometem movimentar nada menos que R$ 385 milhões na economia da cidade, considerando apenas os gastos dos 368 mil turistas estimados para participar do Grande Prêmio Brasil de Fórmula 1 e do Salão Internacional do Automóvel. As estimativas são do Observatório do Turismo da Cidade de São Paulo, núcleo de estudos e pesquisas da São Paulo Turismo (SPTuris – empresa municipal de promoção turística e eventos).
Entre os dias 5 e 7 de novembro, acontece na cidade o 39º GP de Fórmula 1, no Autódromo José Carlos Pace (Interlagos). Já estão disputadas as últimas vagas nos 410 hotéis da cidade para prestigiar esse grande evento do automobilismo mundial. O público nos três dias de evento chega a 140 mil pessoas, sendo esperados 88 mil turistas. Em 2009, os gastos dos turistas da F1 chegaram a R$ 238 milhões. A expectativa de movimentação para este ano é de R$ 250 milhões, e o fluxo de turistas estrangeiros será ainda maior: 22% do total de turistas (ano passado foi de 20%).
De 27 de outubro a 7 de novembro, o Anhembi Parque recebe o 26º Salão do Automóvel, que completa 50 anos. A última edição recebeu 610 mil pessoas, sendo 200 mil turistas, cerca de 16% deles estrangeiros, procedentes, em sua maioria, da América Latina. Eles deixaram na cidade R$ 112 milhões. O evento é o maior de sua categoria dentro da América Latina e, do ponto de vista turístico, firmou-se como grande atrativo. A movimentação financeira gerada pelos 280 mil turistas esperados para este ano (sendo 47 mil estrangeiros) deve chegar a R$135 milhões.
Por conta disso, assim como nos últimos anos, a ocupação hoteleira na cidade deve ultrapassar os 70% na média entre esses dois meses, um patamar alto, principalmente considerando que São Paulo tem a maior e mais qualificaa oferta de hotéis entre as cidades da América do Sul.

“Nessa época entre F1 e Salão não encontramos mais nenhum quarto vago na cidade. Há cinco anos que nossos índices apenas crescem. E esse ano promete ser ainda melhor. A cadeira produtiva do turismo em São Paulo está em festa”, diz Luiz Sales.
Pesquisa na F1
Assim como no Salão do Automóvel, uma nova pesquisa será realizada pelo Observatório do Turismo durante Fórmula 1 este ano. Serão entrevistadas 2 mil pessoas por 17 pesquisadores para traçar um perfil do público e dos turistas que visitam o Autódromo. As perguntas têm caráter sociodemográfico e refletirão hábitos de consumo dos entrevistados e sua opinião sobre diversos aspectos da cidade.
Segundo a pesquisa feita no ano passado, 84,5% do público da F1 é masculino; 47,5% têm ensino superior completo e 38,9% são assalariados, seguidos por 18,3% de autônomos. A faixa etária predominante é de 30 a 39 anos (31,7%), seguidos por pessoas de 40 a 49 anos (22,2%). A maioria (21,7%) tem renda de 11 a 15 salários mínimos, e 21,5% tem renda de mais de 25 salários mínimos. O número de visitantes superou o de residentes: 59,7% contra 40,3%. A hospedagem concentrou-se em hotéis e flats – 57,8%, seguidos de casas de amigos/ parentes – 33,4%.

Agenda cultural na cidade
Mas a agenda de São Paulo não se limitará aos eventos do automobilismo. A maior cidade da América do Sul contará com uma agenda cultural, esportiva e de negócios das mais cobiçadas, reunindo grandes eventos internacionais, exposições de destaque na América Latina, atrações musicais para todos os gostos e feiras de negócios dos mais diversos segmentos.
Na área cultural, São Paulo também tem muito a oferecer. Para começar, de 22 de outubro a 4 de novembro, acontece, em salas de cinema espalhadas pela cidade, a 34ª Mostra Internacional de Cinema, com a estréia de vários filmes, de diversas nacionalidades. A Mostra terá como convidados os principais cineastas do mundo, além de outras personalidades.
Com 24 horas de atividades esportivas, de lazer, cultura e entretenimento, a Virada Esportiva 2010 terá a sua 4ª edição, nos dias 20 e 21 de novembro de 2010. Outro evento que já atrai a atenção dos visitantes é a 28ª Bienal de Arte de São Paulo, que começou no dia 21 de setembro e vai até 12 de dezembro.

Além disso, vários outros eventos culturais e de negócios também agitam a cidade até dezembro e já começou a chegar a massa de turistas compradores que vem para adquirir produtos para as festas de fim de ano.
E entre as atrações culturais, quem visita a capital paulista não poderá perder uma imensa variedade de espetáculos teatrais e concertos de música clássica programados até o fim do ano. São nada menos que 260 salas de cinema, 160 teatros, mais de 12 mil restaurantes – que representam 52 tipos diferentes de cozinha; 45 shoppings, 59 ruas de comércio temático, dezenas de parques e 110 museus que estão à disposição dos visitantes.
Segue link abaixo:

Nenhum comentário:

Postar um comentário