segunda-feira, 18 de outubro de 2010

Culinária do Piauí

Piauí

A culinária do litoral piauiense tem como base os peixes de água doce e salgada, como também os frutos do mar, o caranguejo e os mariscos.

O caranguejo é o principal produto do Delta, sendo aproveitado em todas as comunidades deltaicas como fonte de renda e de subsistência das famílias de catadores de caranguejo. Um preparo muito utilizado dessa iguaria é o “caranguejo quebrado na hora”, servido com baião de dois, farofa e vinagrete.       Para adquirir o caranguejo mais fresco, recomenda-se o Porto dos Tatus, à tarde, no desembarque das lanchas que chegam do Delta para o embarque do caranguejo que vai para Fortaleza (CE). No mesmo local, poderá ser adquirido o camarão torrado de água doce, pescado no Delta e que poderá ser saboreado com a farinha de puba, ali mesmo, na beira do cais. Na cidade de Ilha Grande, as esposas dos catadores da Cooperativa de Catadores de Caranguejo Delta-Uçá, trabalham com o beneficiamento da carne de caranguejo, utilizando-a para recheios de pizzas, lasanhas, hambúrguer, bolinho, pastéis de caranguejo e outras iguarias. A Torta de Caranguejo está presente no cardápio regular dos restaurantes do litoral piauiense, e o “caranguejo toc-toc” jamais pode faltar nas tardes quentes nos restaurantes da beira rio, tanto no Bairro do Carmo, como no bairro “Tucuns”.. As deliciosas patinhas de caranguejo à milanesa, o ensopado e a casquinha são solicitados com freqüência nos bares e restaurantes. O caranguejo proveniente da região do Delta do Parnaíba não poderia ser mais saboroso, sem falar no caranguejo sempre “gordo”, servido nas barracas de Barra Grande e Macapá.

Na praia de Atalaia e nos restaurantes da Praia do Coqueiro, é servida a pescada amarela, iscas de filé de pescada e bolinho de peixe, além do famoso camarão ao alho e óleo e à milanesa. A cavala ou serra, servido ao molho escabeche e ao molho de camarão, presente em todo território piauiense, é um peixe facilmente encontrado nas praias do Piauí, assim como o pargo, abundante em Luis  Correia e no Coqueiro; a pescadinha frita, servida com farofa na Pedra do Sal; o coró e a tainha, na Barra Grande. É possível encontrar o mexilhão no Cajueiro da Praia e o molusco  taioba na ilha Danta e  a ostra afrodisíaca no Delta,  o que ajuda na recuperação das energias gastas durante o belo e deslumbrante percurso do Roteiro Jeri Delta, Lençóis.     

Além da culinária tradicional, na cidade de Parnaíba, é possível encontrar  restaurantes de diversas especialidades, como churrascarias, picanharia, pizzarias, pastelarias e demais estabelecimentos noturnos com serviços de drinques e petiscos.
      
A saborosa e saudável carne de carneiro será encontrada nas churrascarias, e o guisado de carneiro ao leite de coco não faltará nos self-services tradicionais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário