sexta-feira, 22 de outubro de 2010

Plano quer tornar Santa Catarina líder no turismo sustentável e ativo no país

O Estado tem, em média, 21 milhões de visitantes a cada ano
Um plano de marketing para transformar Santa Catarina no Estado líder do turismo sustentável e ativo brasileiro. Esta é a proposta do Plano Catarina, um projeto com investimento de R$ 800 mil do governo catarinense — R$ 500 mil já pagos.

Com execução planejada para os próximos 10 anos, o plano servirá de guia para a aplicação dos R$ 12 milhões orçados pelo Estado para a promoção do turismo em 2011 — R$ 2 milhões a mais do que em 2010.

Os investimentos em infraestrutura, necessários para que o plano seja concretizado, ainda serão discutidos com a equipe do próximo governo.

O documento traça o perfil atual do turismo no Estado, responsável por 12,5% do PIB catarinense (o que equivaleria a R$ 20,6 bilhões) e projeta linhas de ação que buscam tornar Santa Catarina ainda mais competitiva no mercado.

Segundo dados do IBGE divulgados nesta sexta-feira, as atividades de turismo no país apresentaram um crescimento de 22% entre 2003 e 2007, um desempenho acima da média da economia nacional.

O Plano Catarina foi desenvolvido durante 10 meses por 27 técnicos da empresa de consultoria Chias Marketing. O trabalho envolveu visitas e seminários nas 10 regiões turísticas de SC, assim como quatro pesquisas de mercado e a análise de 130 documentos.

Com escritórios em Barcelona e em São Paulo, a Chias foi responsável pelos planos de marketing turístico da Espanha e pelo Plano Aquarela, encomendado pela Embratur.

Segundo a consultoria, Santa Catarina poderia ter 60% a mais de turistas do que o volume atual, de 21 milhões de visitantes em média a cada ano.

— Mas para chegarmos a esse número e ultrapassá-lo precisamos pensar nos nossos aeroportos, rodovias, em sinalização e segurança. A infraestrutura no Estado será fundamental neste processo — avalia o governador do Estado, Leonel Pavan.

Após a fase de estudo e planejamento, o Plano Catarina, que incentiva os conceitos de turismo sustentável e ativo (que envolve atividades físicas) deve ser colocado em prática. Segundo Valdir Valendowsky, secretário de Estado de Turismo, Cultura e Esporte, as primeiras ações serão feitas ainda este ano.

— Além do plano macro, vamos extratificar 10 planos específicos para cada região turística do Estado.

Outra ação que será desenvolvida até o final do ano é a promoção de seminários regionais para a divulgação das propostas do plano estadual. Na opinião do secretário, para o plano tornar-se realidade, será necessária a participação ativa dos prefeitos, das câmaras de vereadores e da iniciativa privada de cada cidade.

— Não existe um crescimento estadual se não houver um crescimento de cada município. Buscamos o aprimoramento e a conscientização para a sustentabilidade para não ficarmos para trás, porque os outros Estados farão o mesmo — avalia o secretário de Turismo.

O Plano Catarina traça mudanças importantes para a política pública no setor. Como a definição de 153 produtos com potencial turístico classificados em quatro categorias a serem trabalhados, nos próximos anos, em mercados prioritários e secundários.

— Santa Catarina precisa continuar descobrindo e fortalecendo os seus pontos turísticos. Estamos um pouco adormecidos, ainda, para todo o potencial diversificado que possuímos — opina Pavan.

A promoção do Estado, em 2011, será focada nos 15 produtos classificados como estrela e também no turismo segmentado. O estudo dará subsídios não apenas para as iniciativas públicas, mas também para as do setor privado.
Segue link abaixo:
http://www.clicrbs.com.br/diariocatarinense/jsp/default.jsp?uf=2&section=Economia&newsID=a3084096.htm

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