terça-feira, 19 de outubro de 2010

Areia emite sons e atrai turistas em Brotas

Areia emite sons e atrai turistas em Brotas
Notícia publicada na edição de 19/10/2010 do Jornal Cruzeiro do Sul, na página 1 do caderno Turismo - o conteúdo da edição impressa na internet é atualizado diariamente após as 12h.
Fica em Brotas um lugar tão encantador que, por lá, até a areia chega a cantar. O fenômeno acontece na antiga Fazenda Tamanduá, hoje conhecida como Hotel Fazenda e Ecoturismo ‘Areia que Canta’, pela simbologia local. A atração está na própria areia, que quando em atrito (com o esfregar das mãos) emite um som similar ao de uma cuíca. A famosa ‘areia que canta’, na verdade é uma nascente de água límpida, e fica no meio de uma mata nativa, formando uma piscina natural de dez metros de diâmetro. A água brota do meio da terra, em meio a uma areia muito branca e fina, chamada quartzo puro.

Condições especiais intimamente relacionadas a uma evolução geológica da região nos últimos 200 milhões de anos fizeram com que aparecesse esta enorme nascente na fazenda, que é capaz de jorrar mais de 70 mil litros por hora de água no período de estiagem. A decorrência desse jorro constante deixou os grãos de areia perfeitamente arredondados, e assim, ao menor atrito, emitem sons, os quais de diferenciam conforme a sua granulatura e grau de umidade. É como se pegássemos várias bolinhas de gude e atritássemos nas mãos, daí resultando no curioso barulho. E as areias mais grossas ainda cantam em tons diferentes das areias mais finas.

Turistas se encantam com o fenômeno. Para sua conservação o passeio no local é monitorado e os visitantes que se aventuram a entrar na nascente recebem coletes para flutuação até o olho d água, de onde se pode ter a sensação promovida pelo brotar das águas.

Areia movediça

O fato interessante, até mesmo para se usar o colete, é que por estar protegida por mata nativa, trata-se de uma típica areia movediça. O fundo da lagoa é formado por areia sem sustentação própria e que se move conforme o fluxo de água, isto é, ao se ficar de pé sobre a areia, afunda-se lentamente. Por causa do fluxo constante, não é possível afundar muito, e aos poucos você tem a sensação da areia te levar novamente para cima. O efeito, num primeiro momento, é bastante estranho. Mas logo, com um pouco de orientação sobre o fenômeno você já se sente à vontade para cair na água.

Uma fonte natural esplêndida, como raras no mundo e de beleza inconfundível. Ao entrar você, logo de cara, tem a sensação de ter as pernas engolidas pela areia. O colete salva vidas te deixa afundar numa profundidade segura. A água parece quente, pelo efeito das bolhas que sobem à superfície. Mas confesso que é bastante gelada. Já a temperatura térmica debaixo da areia é bem mais agradável. E ficar ali por alguns minutos é, sem dúvida, uma experiência incrível. Um verdadeiro mecanismo da natureza, que deve ser preservado para que mais e mais pessoas possam vislumbrar esse milagre natural.

CONSULTE AS AGÊNCIAS DE VIAGENS DE SOROCABA SOBRE PREÇOS E PACOTES

Nenhum comentário:

Postar um comentário