quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Polícia pernambucana se prepara para a Copa de 2014

A polícia pernambucana já começou a se preparar para a Copa do Mundo de 2014, que será realizada no Brasil. Nesta manhã (20), 15 profissionais da Polícia Militar de Pernambuco, Paraíba e Rio Grande do Norte, além de representantes do Corpo de Bombeiro e do Exército tiveram a primeira aula do VI Curso de Equitação Policial Militar. O curso é uma iniciativa em parceria da Secretaria de Defesa social (SDS) e do Regimento de Polícia Montada Dias Cardoso (RPMom).

Durante o curso, serão transmitidos conhecimentos técnicos e especializados nas ações em que são empregados os métodos de equitação policial militar com a utilização do cavalo. Serão quase cinco meses de aula, somando 762 horas, nas quais os alunos aprenderão a realizar atividades de policiamento ostensivo como controle de distúrbios civis, ações possessórias, policiamento em praças desportivas, policiamento ostensivo montado, tiro policial a cavalo, policiamento em estabelecimentos prisionais dentre outras operações.

Também será de responsabilidade desses policiais, treinar os cavalos recém chegados à Cavalaria e multiplicar o que será aprendido no curso, ministrando palestras sobre essa área de conhecimento. Segundo o Capitão Alexandre Arruda, que ministrará o primeiro módulo das aulas, esses 15 alunos treinarão 40 cavalos que se somarão aos quase 200 já ativos na Região Metropolitana do Recife, Caruaru e Garanhuns.

Capitão Alexandre explica também que o maior mérito do curso é adiantar as preparações para a Copa de 2014. “Daqui há quatro anos, os policiais formados por nós estarão mais maduros e adaptados ao trato com o cavalo, o que torna a segurança mais eficiente”, comenta.

A última capacitação nesse nível foi realizada em 2002, quando foram formados nove policiais da PMPE cinco oficiais da Polícia Cívil.

Intercâmbio


É muito comum haver intercâmbio entre os estados nesse tipo de curso de especialização, já que os mesmos não são oferecidos com muita frequência. Os policiais da Paraíba e do Rio Grande do Norte estão participando do curso por conta da estratégia da SDS de promover a interação entre as corporações. Além disso, o Capitão Alexandro Onassis da PMPB explica que os outros estados do Nordeste têm menos experiência com atos de policiais montados. “Temos muito o que aprender com a centenária Cavalaria de Pernambuco”, diz.

O Capitão Sandro Correia é o único integrante do Corpo de Bombeiros a participar do curso e sua presença causou um pouco de estranhamento pelo fato da sua instituição não possuir Cavalaria. No entanto, Sandro afirma que sua intenção é levar o conhecimento adquirido nas aulas para outros projetos que realiza no Corpo de Bombeiros, como a ecoterapia com cavalos, que ajuda militares que sofreram acidentes a se recuperarem melhor.
Segue link abaixo:
http://www.pernambuco.com/ultimas/nota.asp?materia=20101020125112&assunto=70&onde=VidaUrbana

Nenhum comentário:

Postar um comentário